Nove municípios sergipanos estão com alto índice de infestação, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 22, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) a partir do quarto Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. Outros 44 municípios apresentaram médio risco, 21 com baixo risco e apenas um município que não realizou o levantamento.
O estudo mede a presença do vetor nas localidades pesquisadas que apresenta o índice satisfatório que vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9; e o de alto risco acima de 4,0. Os municípios de Cedro de São João (4,0); Barra dos Coqueiros (4,1); Riachão do Dantas (4,3); Malhador (4,6); Santa Luzia do Itanhy (4,8); Itabaiana (5,5); Cumbe (6,1); Simão Dias (6,3) e Nossa Senhora da Glória (6,6) ) apresentaram alto risco de infestação do Aedes aegypti.
De acordo com a gerente de endemias da SES, Sidney Sá, o levantamento é uma ferramenta crucial para identificar a presença do vetor nas localidades. “É observado os potenciais criadouros, locais onde o mosquito se prolifera com maior frequência. A partir desses dados, são desenvolvidas atividades de prevenção como visitas domiciliares, atividades educativas e palestras em escolas. Esse conjunto de ações de prevenção facilita para o gestor o planejamento e a implementação de medidas adequadas”, destacou a gerente.
Postar um comentário