Prisão de filho de El Chapo, Ovidio Guzmán-López, provoca caos em estado mexicano


A polícia mexicana prendeu, nesta quinta-feira, Ovidio Guzmán-López, filho do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán e um dos líderes do Cartel de Sinaloa, no Oeste do país. A prisão foi realizada em uma operação em Jesús María, na capital do estado, Culiacán, nas primeiras horas da manhã. A notícia desencadeou um caos no estado, que amanheceu com incêndios, tiroteios e estradas bloqueadas por narcotraficantes, sobretudo nos principais acessos à cidade.

O narcotraficante já havia sido preso em 2019, mas foi solto horas depois para conter a escalada da violência como a vista nesta quinta-feira. Autoridades pediram à população que não saiam às ruas, e aulas e serviços foram suspensos em vários municípios.


O governo mexicano levou três anos para capturar novamente Ovidio Guzmán-López, um dos herdeiros do império do tráfico de droga deixado por El Chapo, preso nos Estados Unidos. A prisão de Guzmán, conhecido como El Ratón, 32 anos, ocorre três dias antes da chegada ao México do presidente dos EUA, Joe Biden, e do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

0/Comentário